Quem somos

O Colégio de S. Tomás (CST) é um colégio católico fundado em 2003 pela Associação para a Educação, Cultura e Formação (APECEF).

O Colégio tem dois polos: um na Quinta das Conchas (do Pré-escolar ao Liceu) e outro em Sete Rios (Pré-escolar e Primeiro ciclo). É constituído por uma comunidade educativa de 1 600 pessoas, incluindo fundadores, diretores, professores, trabalhadores não docentes, pais e, claro, alunos.

Esta é a nossa novidade: como colégio católico que tentamos ser descobrirmo-nos incansavelmente desejosos de bem, verdade, beleza e justiça, sabendo que Jesus, que é a Vida e a Verdade, nos liberta e sustenta apesar das nossas falhas.

Enquanto desejosos de verdade, podemos apresentar-nos aos nossos alunos como estrada e assegurar-lhes uma companhia adulta carregada de consistência pessoal para que possamos servir como exemplo útil. Exemplo não para ser copiado pelos nossos alunos, mas para poder ser seguido e servir de confronto, estímulo e desafio.

Certificamo-nos que os professores do Colégio na Quinta das Conchas e em Sete Rios são mestres na aprendizagem, interessados pelas coisas e pela vida, desejosos de serem pessoas plenas e de terem uma vida verdadeira em abundância. Somos amigos como adultos e essa amizade está patente aos nossos alunos.

Enquanto filhos queridos de Deus, confiamos nas coisas simples e claras: na vontade que as crianças têm de aprender a ler e a escrever na escola, no brilhantismo instável dos adolescentes que descobrem maravilhas e logo as confundem, no amadurecimento comovente dos que estão no Liceu e que vão verificando os seus talentos. E assim vamos aprendendo a dar e a receber a vida, fazendo uma escola. A escola da nossa vida.

Isabel Almeida e Brito,
Reitora do Colégio de S. Tomás

Associação para a Educação, Cultura e Formação

fundado em

2003

A APECEF é uma instituição particular de solidariedade social (IPSS), fundada em 2001 para promover a excelência na educação, com uma forte consciência social.