A nossa missão

No Colégio de S. Tomás assumimos como missão o desenvolvimento da razão e da liberdade de cada aluno. Desafiamos todos a entrar na emocionante aventura da aprendizagem.

Acreditamos que só uma proposta educativa assente na razão, na relação, na experiência e na liberdade pode preparar os alunos enquanto futuros adultos, profissionais e cidadãos do mundo.

A descoberta da razão enquanto instrumento para conhecer a realidade permite aos alunos o encontro com a verdade, a justiça, a beleza e o bem. Sendo este um colégio católico assente na tradição cristã, procuramos formar os nossos jovens para que se tornem protagonistas na construção de uma civilização e de uma cultura verdadeiramente humanas, contribuindo com os seus conhecimentos e talentos para o bem comum.

Porque reconhecemos na família o âmbito primordial da educação, desenvolvemos uma aliança mútua com os pais nesta tarefa. Todos os adultos do Colégio de S. Tomás participam num programa de formação contínua que os ajuda na educação dos mais novos. Só educa quem se deixa educar.

No Colégio de S. Tomás cada aluno é acolhido como um dom e aceite como é. Partindo do respeito pela sua individualidade, queremos que os nossos estudantes se tornem pessoas fortes e livres de preconceitos.  Por esse motivo, consideramos que a escola deve estimular a análise crítica. O juízo pessoal da realidade origina a tão enriquecedora experiência.

No Colégio de S. Tomás, as regras disciplinares são mínimas, indispensáveis e claras. A ênfase está na aventura da maturação e do conhecimento. Não nos revemos num sistema de regras e pretensões de formatação. Pretendemos ajudar os alunos a crescer, contribuindo para a liberdade e a realização pessoal de cada um.

Estou muito grata ao Colégio de S. Tomás pela companhia que nos fez na educação dos nossos filhos. É muito mais eficaz educar quando todos remam na mesma direção!
Maria João Silva
mãe de quatro alunos no Colégio de S. Tomás
O ambiente que vivi no Colégio de S. Tomás é único. Pela disponibilidade e relação amiga e familiar com os padres, professores e outros colaboradores. Pela verdadeira amizade com os colegas. Mas também pela extraordinária capacidade crítica, de independência e de participação que ganhei, por ter de exprimir opiniões sobre o mundo e pelas inúmeras atividades complementares e extracurriculares a que o colégio nos dá acesso.
Afonso Passo de Sousa
Alumni
Desafiamos todos os alunos a darem o melhor de si. Como professores, damos também nós o melhor de nós próprios. E com Joana d’Arc dizemos mais uma vez: 'É preciso dar batalha para que Cristo dê a vitória!'
Isabel Almeida e Brito
reitora do Colégio de S. Tomás

A Nossa visão

Apoiado na tradição cristã, o Colégio de S. Tomás vê a educação como a forma de cada pessoa se realizar de acordo com o plano de Deus.

Consideramos que só o conhecimento do passado (apresentado dentro de uma vivência presente) permite que os jovens cresçam sensatos e confiantes, uma vez que a tradição católica oferece uma hipótese de significado com a qual se pode conviver e que cada um é chamado a verificar.

A verdadeira educação deve ser uma educação para a crítica. Até certa idade as crianças ouvem o que lhes dizem e repetem: “Foi a professora que disse.” Mas chegam a uma altura em que começam a questionar o que lhes é dito. Por esse motivo, aquilo que lhes é ensinado deve tornar-se um problema, caso contrário a criança nunca irá amadurecer. A crítica é, assim, uma grande oportunidade para descobrir quem somos e o que é o mundo.

A primeira preocupação de uma educação verdadeira e adequada é a de educar o coração do Homem tal como Deus o criou.
Luigi Giussani
em Educar é Um Risco

​Os nossos valores

A partir da tradição Cristã, o Colégio de S. Tomás baseia a sua proposta educativa nos valores últimos do coração. Estes consubstanciam aquilo que o Homem procura em última instância:

Como ajudamos os alunos

Enquanto colégio católico, estamos atentos às necessidades dos nossos alunos e procuramos enfrentá-las e responder-lhes. Assim, procuramos que o Colégio de S. Tomás seja uma escola para todos. Deste modo:

Núcleo de Apoio Educativo (NAE)

Criámos o Núcleo de Apoio Educativo (NAE), um espaço de ensino personalizado para alunos com necessidades educativas especiais e também para alunos que, não tendo quaisquer problemas cognitivos, precisam de um acompanhamento mais individualizado nas disciplinas de Matemática e Português.

Bolsas De Estudo

Atribuímos bolsas de estudo a candidatos impossibilitados de suportar o custo do Colégio de S. Tomás, parcial ou totalmente.

Colégio de S. Tomás

No Colégio de S. Tomás, defendemos que a diversidade cultural e socioeconómica é uma mais-valia para a nossa comunidade educativa. Por acreditarmos que a integração de alunos em circunstâncias de vida variadas é um valor para todos, mantemos os esforços que permitem continuar a atender a estes casos.