9300 pequenos-almoços para famílias carenciadas

Cerca de 9300 pequenos-almoços foi o que os alunos do 9.º ano do Colégio de S. Tomás (Lisboa) conseguiram doar ao Banco Alimentar e às famílias que este ajuda, ao abdicar do dinheiro que angariaram para a sua Viagem de Finalistas.

Como gesto de conclusão do 3.º ciclo, os alunos iam a Roma em abril. Devido ao crescente número de casos de infetados em Itália, foi decidido cancelar a viagem.

No entanto, os alunos tinham já angariado cerca de 1.000,00 € para os colegas que não podiam suportar os custos. Para que ninguém ficasse “em terra”, desenvolveram ao longo dos meses que antecederam a viagem, várias iniciativas de angariação de fundos.

Como o colégio nos transmite valores de solidariedade e amizade, e como havia algumas famílias que não tinham capacidade para pagar a viagem, organizámo-nos e fizemos bancas onde vendíamos waffles, cachorros, para com o dinheiro dessas vendas podermos pagar uma parte da viagem às famílias. (Matilde Magano – aluna do 9.º ano)

Porquê o Banco Alimentar?
Com toda esta situação endémica, percebemos que o dinheiro não ia ser usado e confirmámos que a viagem tinha sido cancelada. Pensámos em alternativas para usar o dinheiro e durante a tomada de decisão, começámos a ver várias reportagens com famílias que precisavam de ajuda e que o Banco Alimentar as estava a ajudar. Ficámos sensibilizados com isso e, a partir daí, não foi difícil eleger o Banco Alimentar, porque percebemos que várias famílias dependiam da sua ajuda.

Segundo a Presidente do Banco Alimentar, Isabel Jonet que esteve ontem numa assembleia com todos os alunos via zoom, devido à pandemia de Covid-19, há mais 60.000 famílias a depender da ajuda do Banco Alimentar para se alimentar todos os dias. São famílias que deixaram de ter rendimentos durante o confinamento e que, mesmo depois da retoma da atividade económica (reabertura de lojas e serviços), vão demorar a recuperar a autonomia financeira, uma vez que as dívidas relativas a rendas e contas, se foram acumulando.

A Presidente agradeceu aos alunos e congratulou o colégio pela promoção de valores como estes: Queria mesmo agradecer-vos a cada um e também ao colégio, que está a levar este valor da partilha e da solidariedade e que sobretudo vai fazer com que vocês, quando forem para a vida adulta – seja como mães, pais, políticos, decisores, gestores – tenham em vocês esta ideia.